Sobre Fernando Hamasaki de Amorim

Prodis

Trabalho desde 2000 com Desenvolvimento Web. Sou um desenvolvedor “fuçador” e auto-didata. Adoro ler livros sobre tecnologia, inclusive sou um tanto apegado a alguns deles.

Comecei com HTML, JavaScript, juntamente com vídeo streaming em transmissões ao vivo e sobre demanda na Internet.

Depois comecei a mexer com ASP. Gostei, aprendi e fiz bastante coisa legal.
Em paralelo desenvolvi algumas coisas em PHP, Action Script e Java.

Estava tendencioso para investir em uma carreira em Java e aprender a fundo. Mas aí conheci C# e me apaixonei pela linguagem. Me especializei em .NET e ASP.NET, desde 2004 desenvolvendo sistemas em cima dessa plataforma. Possuo algumas certificações em .NET, mas não irei mostrá-las aqui (se você realmente quiser saber, clique aqui).

A partir da metade de 2009 comecei a desenvolver em Ruby e Ruby on Rails, o que me fez desprender um pouco do “Mundo Windows”. Achei bem interessante as diversas possibilidades que existe em criar código com um linguagem de tipagem dinâmica.

Atualmente trabalho na Locaweb como desenvolvedor da equipe de SaaS, focado em Comércio Eletrônico, liderando a equipe de desenvolvimento do produto WebStore, a loja virtual da Locaweb.

Além desse blog, mantenho o blog Ruby Fundamental no IT Web, que é focado somente em Ruby. Também já escrevi alguns artigos sobre .NET na InfoQ Brasil.

Em 2010 fui palestrante do FISL11 com a apresentação Locaweb + Spree: transformando código aberto em um projeto comercial. Em 2011 apresentei na RubyConf Brasil, juntamente com Ricardo Bernardelli, a palestra Multitenancy em Rails: cortando custos e aumentando capacidade.

O apelido Prodis veio da época que eu trabalha em uma empresa de beepers, atendendo as pessoas que desejavam enviar mensagens. Como era proibido mandar mensagens internas, ou seja, funcionários mandar mensagens para os beepers de outros funcionários, a gente mandava as mensagens internas assinando com apelidos.

Em um determinado dia, na pressa, eu acabei fazendo uma “aportuguesação” do nome da banda Prodigy e o apelido acabou pegando. Quando comecei a trabalhar com informática, comecei a usá-lo na Internet e ficou até então.

O logo é inspirado no símbolo do Lakers, time da NBA que eu torço. Aliás, um dos meus prazeres é jogar basquete. Já joguei em alguns times e disputei alguns campeonatos interessantes.

As intenções desse blog você pode ler no meu primeiro post.

Fique à vontade para comentar, opinar, criticar, sugerir ou reclamar. Você pode fazer comentários aqui no blog ou utilizar as outras formas de contato.

Observação: As opiniões expressadas neste blog são de total responsabilidade minha e não representam de nenhuma forma o ponto de vista do meu empregador.

  1. Alex
    20, abril, 2009 em 09:46 | #1

    E ai Fernando,

    Parabéns pelo blog.
    Vou ser um frequentador assíduo, porque com certeza o conteúdo séra ótimo, lembrando também que você foi meu mentor em C#.

    Abraço e sucesso.

    Alex

  2. 3, maio, 2009 em 10:33 | #2

    @Alex
    Pessoas como você são uma motivação para compartilhar o conhecimento.
    Obrigado.

  3. Ricardo Gomes
    14, julho, 2009 em 12:30 | #3

    Muito, muito bom o seu ‘brogue’. É claro que eu não entendi quase nada a respeito das linguagens que você usa. Em informática, eu não passo de um usuário curioso (rsrs). Parabéns mesmo! Está bonito e bem organizado. Um abraço do seu admirador confesso (sem viadagem, é claro!), Ricardo

  4. 22, julho, 2009 em 22:48 | #4

    @Ricardo Gomes
    Valeu, ô da poltrona!

  5. Marcelo S. Marques B.A
    3, outubro, 2011 em 10:16 | #5

    Parabéns pelo blog Fernando. Sempre considerei vc um gênio da informática… Até pq sou leigo ao quadrado neste assunto.
    Bj na Paty e no Filhão !,!

  6. 8, novembro, 2011 em 09:30 | #6

    E ai cara, blz!!! Gostei muito do blog.
    manda seu email, queria falar com você.

  1. Nenhum trackback ainda.