Basquete - Treinamento de arremessos 7 spots

7 spots é um treinamento de basquete para você praticar arremessos sozinho: você, a quadra e a bola. Esse treinamento consiste em efetuar os arremessos em 7 marcas (spots), conforme mostrado na imagem abaixo:

7 spots

Clique na imagem para ampliá-la

Na imagem da quadra acima, os arremessos são de 3 pontos, mas você pode treinar também arremessos de média distância, aproximando os spots em uma linha imaginária que cruza entre a cabeça do garrafão e a linha do lance livre.

São 3 níveis de treinamento:

Básico

Você começa arremessando no spot 1, somente depois de acertar passa para o spot 2, acertando vai para spot 3 e assim por diante até acertar o arremesso do spot 7. Você fará isso 3 vezes: vai do spot 1 ao 7, volta do spot 7 ao 1, e volta de novo do spot 1 ao 7, totalizando 21 arremessos certos.

Avançado

Você começa arremessando no spot 1, acertando 2 arremessos seguidos, passa para o spot 2. Mais 2 arremessos certos seguidos, passa para o spot 3 e assim por diante até acertar 2 arremessos seguidos no spot 7. Você fará isso 2 vezes: vai do spot 1 ao 7, e volta do spot 7 ao 1, totalizando 28 arremessos certos.

Atenção: não são 2 arremessos certos em cada spot, são 2 arremessos certos seguidos, depois disso passa para o spot seguinte.

Desafio

Nesse nível você fará exatamente como no nível Avançado: 2 arremessos certos seguidos para mudar de spot, indo e voltando pelos 7 spots, mas com o limite de tempo de 5 minutos. Veja até qual spot você consegue chegar.

Dica importante

Sempre que você treinar arremessos, não conte arremessos efetuados, conte arremessos certos. O que vale pontos no jogo são os arremessos certos, não a quantidade de arremessos que você faz.

Treinando dessa maneira, você se concentrará mais no seu arremesso para sempre acertar, sempre fazer o movimento de arremesso da melhor forma correta. Com tempo e treinamento, essa concentração e melhor forma correta de arremessar se torna algo natural durante o jogo.


O treinamento 7 spots é de autoria do treinador de basquete americano Rock Ullah e faz parte do seu programa de treinamento de basquete Can’t be Guarded.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. Nenhum trackback ainda.